17 de abr. de 2012

Receitinha: Fermento Caseiro

Fiquei um pouco alarmada com o preço novo do pãozinho francês, e como procuro fazer o máximo possível eu mesma, e depender menos das coisas industrializadas, adicionado ao fato de que na minha cidade não existe um bom pãozinho francês perto da minha casa, eu decidi começar a fazer meu próprio pão. Pesquisando a respeito descobri sobre o Levain, o fermento caseiro.

Precisa de paciência pra cultivar seu fermento caseiro, cultivar porque esse será um novo ser vivo na casa, um novo animalzinho que você tem que manter vivo. Não é exagero, um fermento pronto precisa ser alimentado pelo menos de 3 em 3 dias. Vamos aos ingredientes: 

50g far. trigo integral
50g far. trigo refinada
75g água

Passo 1: Misture as farinhas e a água em um pote de vidro, precisa ser de vidro até ele ficar forte o suficiente pra morar numa tupperware, mas isso é só no final do processo, então providencie um pote de vidro. Após a mistura, a textura deve ser a de um purê. Cubra o pote de vidro com um pano limpo e seco e reserve em um local escuro, dentro de um armário, onde não haja trepidação, nem grande entrada de luz.
Passo 2:  Deixe lá por 2 dias, no segundo dia nada deve ter acontrecido, mas no terceiro dia a fermentação já deve ter começado (depende do clima também). Se a formação de bolhas estiver bem evidente, é hora da REFRESCA do fermento, que consiste em colocar mais farinha e água, pro fermento crescer forte e bonito. 
Refresca: 25g far. trigo integral, 25g far. trigo refinada, 35g água. Para a refresca, misture tudo no pote, e aguarde nova formação bem evidente de bolhas, que deve acontecer de 12 horas a alguns dias, olhe pelo menos uma vez por dia o seu fermento. 
Passo 3: Agora a atividade do seu fermento vai ser intensa, e ele precisa ser checado de 12 em 12 horas e cada vez que estiver com bastante bolhas em cima, você deve fazer a refresca. (O meu, por exemplo, está precisando de refresca de 12 em 12 horas mesmo). Mas quando vc alimentar seu fermento por 5 dias seguidos, diariamente, já é hora de colocar ele em um tupperware, na geladeira. Ele já está forte o suficiente pra morar num ambiente refrigerado. Alimente-o novamente, quando ele voltar a crescer, pode ir pra geladeira. Alimente-o 2 vezes por semana,
Passo 4: Para usar o Levain você tira da geladeira, faça a refresca e quando ele voltar a crescer, já está bom para o uso. Quando estiver muito grande, retire 1/3 do levain e dê para um amigo, ensine como cuidar do levain, ou use e faça muitos pãezinhos gostosos. Esse fermento substitui o fermento biológico de qualquer receita de pão que você queira fazer. Quando o meu fermento tiver forte, vou fazer um pão e posto alguma receita. Divida com a gente sua experiência e dúvidas.

Mais info e fotos: Vegetarianismo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.