30 de abr. de 2012

Tá na Chuva? Faz um Bolinho Caipira.

Receita de Bolinho Caipira  de Farinha de Milho Assado.

Ingredientes: 
1/2kg far. milho amarela (aquela em flocos mesmo)
1 chaleira de água fervente
1 cebola picada
sal a gosto
cebolinha e salsinha a gosto
temperos à escolha

Recheio (opcional)
Carne moída, queijo coalho, linguiça, refogado de PTS, legumes, experimente...

Passo 1: 
Coloque a farinha numa bacia grande, junte um pouco de sal, enquanto coloca a água pra ferver. Já vá preparando o recheio, para usar, se for colocar um. Preparar significa também já deixar ele picado pra etapa final.

Passo 2:
Acrescente a água fervente à farinha AOS POUCOS para formar uma massa homogênea, com a textura de um cuscuz mole, espere esfriar. Deixe o recheio esfriar também, se fez um.

Passo 3: 
Quando estiver quase frio, acrescente a cebola, acerte o sal, acrescente a cebolinha, salsinha, os temperos, uma pimentinha moída na hora, improvise! Mexa tudo, homogenize, você tem uma massa de milho temperada, certo? Se estiver muito dura, acerte um pouquinho a água. 

Passo 4:
Se for colocar recheio, é hora de ele estar frio, já, pense nisso se for fazer com linguiça ou alguma carne pré preparada. Modele os bolinhos para que fiquem compridos, como nas fotos e se for fazer com recheio, modele em volta de uma colher do recheio escolhido. Organize-os numa assadeira anti aderente, ou uma fôrma comum, forrada com papel alumínio untado com um pouco de manteiga. Tudo isso pra sujar menos possível a nossa vida nesse dia de chuva, NINGUÉM QUER LAVAR LOUÇA HOJE. 

Passo 5:
Hora do forno, asse até que fiquem crocantes e um pouco douradinhos, você pode observar se já estão crocantes colocando um garfo em um deles, que de tão crocante, vai se quebrar, e é a desculpa perfeita pra você roubar o bolinho quebrado e ser feliz antes de todo mundo. Forno a mais ou menos 200ºC, depende do seu forno. Tenha em mente que você precisa de uma temperatura que dê uma douradinha no bolinho, porque tudo dele já está cozido, só precisa de uma corzinha e textura.

Passo 6: 
Coma os bolinhos ainda morninhos. Sugestão de acompanhamento? Um café fresquinho, um cházinho ou a bebida que preferir. Importante é saboreá-los curtindo a simplicidade da receita. 


Dificuldade: Fácil
Pra servir: Lanche ou Petisco (ou quando der vontade, eu sempre janto isso, por exemplo)

Nota da escritora: Não costumo rechear porque só o bolinho em si, já me apetece bastante. Cuidado com o queijo, pra não vazar, mas mesmo o desastre pode ser saborosíssimo, então não se segure, ouse.  Deixo a massa esfriar bem, e costumo acrescentar a cebola por último, porque gosto de seu gosto bem pronunciado, e cru. Se você também gosta, faça isso também. Essa receita também é um mimo pra receber visitas, e super fácil de fazer.  Quando eu fizer, talvez hoje ou amanhã, tiro fotos do meu próprio bolinho, e mostro pra vocês. Ainda estou me habituando a tirar fotos dessas coisas. O bolinho também pode ser um projeto pra toda família, um pica, outro mistura, e todo mundo fica na cozinha e aprende e aproveita.
PS: A receita original é frita, o mesmo processo, só que invés de assar, você frita, como qualquer outro tipo de bolinho. Se você tem habilidade e prefere, faça, fica ainda mais delicioso.



Foto: mnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.